Graduação da Mestres e Licenciados de diversas áreas do saber

Estiveram presentes na cerimónia, o Bispo da diocese de Lichinga, Dom Atanásio Amisse Canira, o Magnifico Reitor da UCM, Professor Doutor Padre Filipe Sungo. O Vereador do Pelouro de actividades económicas do Distrito de Cuamba, Dr. Izidro Sacur em representação ao Presidente do Município de Cuamba. O Diretor do Gabinete do conselho dos serviços provinciais de representação de Estado, Engenheiro António Joaquim Guido, em representação ao Secretario de Estado na Província do Niassa. O diretor do gabinete da Governadora do Niassa, Dr. Mauro Henriques Pius, em representação a Governadora da Província do Niassa. O Secretario Permanente de Estado no Distrito de Cuamba, Morais Aidine, em representação ao administrador do Distrito de Cuamba, a Gestora de qualidade da empresa João Ferreira dos Santos, Cristine Nsenga em representação ao Director, Manuel Delgado e representantes das instituições de ensino e a sociedade Civil.

A cerimónia iniciou com celebração eucarística proferida pela sua Excelência Reverendíssima Dom Atanásio Amisse Canira, Bispo da diocese de Lichinga. Durante a sua homilia, com júbilo saudou aos graduados e declarou, “sejam fonte de alegria ao servir a sociedade com responsabilidade, amor e entrega total para o bem comum seguindo o exemplo de Jesus Cristo”.

O momento solene da outorga de graus foi presidido pelo Magnífico Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo que em seu discurso endereçou notas de boas vindas aos distintos convidados e teceu as seguintes palavras “precisamos ter graduados com competência, porque o país de vós espera, sejam o espelho para o desenvolvimento social, económico e sustentável de Moçambique e do mundo. Os estudos são nossa causa e libertam o Homem da ignorância, hoje celebramos o resultado deste grande feito ao formar novos Licenciados e Mestres”.

No momento seguinte, em representação do Secretário de Estado na Província do Niassa, Dinis Vilanculos, o Diretor do Gabinete, Engenheiro António Joaquim Guido afirmou que “hoje testemunhamos a vossa graduação, porque a UCM e o estado Moçambicano acreditam que através da ciência vocês são a esperança para dinamizar os diversos sectores socioeconómicos do nosso país”, e reforçou que a ignorância e a pobreza são ultrapassadas com a educação, investigação e criação de soluções sustentáveis.

Os graduados asseguraram que os conhecimentos e habilidades adquiridas durante a formação académica serão aplicados com competência e destreza para combater a pobreza, e outras necessidades sociais nas comunidades e organizações, visando garantir a sustentabilidade do País. A cerimónia contou com um momento cultural aonde os estudantes recitaram uma poesia e interpretaram uma dança tradicional típica da província do Niassa.

Texto: Kelven Popinsky – Relações Públicas na FCA

Imagens: Elísio Mausse – Assistente de Informática na FCA e o Prof. Doutor José do Rosário Bofana – Docente e pesquisador da FCA.

You may also like

Comments

  1. The most difficult thing is the decision to act, the rest is merely tenacity. The fears are paper tigers. You can do anything you decide to do. You can act to change and control your life; and the procedure, the process is its own reward.

    1. Very little is needed to make a happy life; it is all within yourself, in your way of thinking.

  2. Do not mind anything that anyone tells you about anyone else. Judge everyone and everything for yourself.

  3. There is only one corner of the universe you can be certain of improving, and that’s your own self.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado.