No âmbito da parceria entre a Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Cuamba e a GAPI – Sociedade de Investimentos – SA, o programa Agro –Jovem, premiou na passada segunda-feira (17) dois estudantes empreendedores (criadores de frangos) da FCA, com o objectivo de estimular os respectivos os técnicos para que sejam capazes de criar novos negócios sustentáveis e gerarem mais postos de trabalho condignos no sector do agro-negócio.

O evento decorreu nas instalações da FCA, e estiveram presentes a Direcção da FCA, representantes da GAPI, o Director de Serviço Distrital de Actividades Económicas (SDAE) e os estudantes premiados.

Na ocasião, o gerente do GAPI, Eng. João Manjate Carlos Bernardo, fez saber que o programa Agro – Jovem, é orientado para finalistas, sendo que estes concorrem com projectos que são avaliados e financiados pela GAPI. Após a devolução do valor investido, o programa premeia os beneficiários em 50% a fim de garantir a sustentabilidade das actividades por eles desenvolvidas.

Na sequência, a directora da FCA, Cornélia da Natividade Alberto Gafah, agradeceu ao GAPI pela parceria e aposta na FCA. Afirmou “estamos felizes e sentimo-nos honrados pela premiação dos nossos estudantes. São frutos da nossa Faculdade e cumpriram com o propósito do projecto. Infelizmente o acto se realiza neste momento ímpar, num período em que os estudantes estão fora da FCA por conta do Covid-19, mas iremos criar outras ocasiões para partilhar a experiência”.

Em seguida, o director do SDAE, fez a entrega do cheque no valor de 66.770,00mts (Sessenta e seis mil, setecentos e setenta meticais) aos dois estudantes empreendedores. Tratam-se dos estudantes Abdul Moma Boane e Juvêncio Ernesto Burine, que agradeceram pelo reconhecimento.

Depois o Eng. José Bernardo de Almeida Júnior, disse aos premiados que o valor não deve ser usado para compra de coisas pessoais, mas sim para um investimento. A terminar, o representante do GAPI agradeceu à FCA pela colaboração e, por esta estar ligada à agricultura o que irá facilitar o próprio estudante a desenvolver o seu próprio negócio empreendedor.

Em entrevista, os premiados (Abdul Moma Boane e Juvêncio Ernesto Burine) disseram que o projecto por eles desenhado foi avaliado em 133.560,00mts (Cento trinta e três mil e quinhentos e sessenta meticais). Sempre sonharam em desenvolver um projecto com fundos próprios. “O prémio é um impulso para alavancar o nosso negócio e, de salientar que ficamos um tempo parados por questões da Pandemia, mas uma vez que a pandemia veio para ficar, estamos prontos para voltarmos a produzir frangos” – mencionaram os dois jovens.

Os premiados convidam todos estudantes a não cruzarem os braços, porque a GAPI veio mesmo para ajudar jovens determinados, portanto é necessário que os projectos desenhados tenham objectivos claros e que os submetam ao GAPI. Terminaram  dizendo que valeu a pena pela experiência.

Texto e imagens: Belito Oliveira – Relações Publicas