Dia do Padroeiro Santo Agostinho

Diferentemente dos anos passados, o dia do Padroeiro na Faculdade de Ciências Sociais e Politicas da UCM foi comemorado no dia 27 de Agosto.

A Celebração eucarística foi presidida pelo Bispo da Diocese de Quelimane, Dom Hilário da Cruz Massinga que lembrou da Santa Mónica e do seu filho Santo Agostinho, pelas obras de caridade que prestaram durante a sua vida como figuras destacáveis na história da Igreja.

O Padre Novais Amado, Secretario do Bispo, na sua homilia lembrou aos presentes e aos que iam ser batizados que a partir daquele dia seriam soldados de Cristo, porque nasceriam de novo com Cristo ao baptizar. Lembrou aos cristãos que a melhor oração é amar ao próximo e que o caminho do amor é o perdão.

“ É preciso amar”- Acresceu Padre Novais “porque Deus é a fonte do amor, Deus é amor, sendo assim temos que amar os nossos irmãos como Deus nos ama, permanecendo assim com um rosto transfigurado”.

Durante a Celebração, o Bispo da Diocese de Quelimane, Dom Hilário da Cruz Massinga abençoou a água que com ela batizou 8 catecúmenos e também foram Crismados 13 Cristãos, que decidiram caminhar na estrada do amor, tornando-se soldados de cristo. Admoestou aos Batizados a glorificar a Deus fazendo obras do Bem.

Depois da Celebração Eucarística, seguiu-se o momento de Palestra que foi proferida pelo Padre Juvêncio Culibena, com o tema: «A estrutura hierárquica da Igreja e da Universidade Católica».

Padre Juvêncio lembrou-nos que a estrutura hierárquica da Igreja e da Universidade Católica não é algo inventado pelos homens, sendo assim uma inspiração divina, pois o próprio Cristo a constitui começando por eleger dentre os seus mais de setenta e dois discípulos do grupo dos doze a quem enviaria para pregar colocando o seu comando o Pedro, que não tinha em vista o gozo de mordomias e que ele estava sob comando dos irmãos.

Esta estrutura hierárquica estende-se desde lá até aos nossos dias, por isso ao se falar da estrutura do funcionamento da igreja deve-se olhar para o fundamento da igreja de modo a não a corrermos risco de desvirtuar a sua essência.

A estrutura hierárquica da UCM é inspirada nas ideias da linha Pastoral dos Bispos de Moçambique da qual ela é originária, seguindo assim as mesmas diretrizes da Igreja Católica.

Apesar das suas Faculdades serem autónomas, os Diretores devem sempre agir em comunhão com a Reitoria, que tem a sua sede na Beira e que esta em comunhão com o Magno Chanceler, um dos Bispo da Conferencia Episcopal que responde pela área da Universidade Católica.

Ao terminar o Pe Juvêncio lembrou que a UCM, surge como resultado do mandato confiado aos Bispos de ensinar e santificar os irmãos. Nesta linha de magistério a Conferencia Episcopal de Moçambique achou por bem cumprir o seu mandato fundando uma Universidade que seguisse as linhas morais da Igreja Católica, a fim de transmitir os valores humanos aos mais moçambicanos que não tinham condições de irem estudar na capital do País.

Por isso, a UCM pauta pela formação integral da pessoa humana, colocando a sua frente os valores de Respeito, humildade, Paz e Unidade, onde podemos buscar instrumentos que auxiliaram a pessoa a desenvolver a sociedade onde estará inserida.

Por: Rodmen Chambule- RP