Universidade Católica de Moçambique

A Universidade Católica de Moçambique (UCM) é uma instituição de ensino superior privada localizada em Moçambique.

Foi fundada em 10 de agosto de 1996, pela Conferência Moçambicana de Bispos. À época, a educação de ensino superior só estava disponível na capital moçambicana, Maputo, e por isso as locações da universidade estão em Beira, Chimoio, Cuamba, Nampula, Pemba, Quelimane e Tete — cidades do centro e do norte do país.

Orientada por princípios cristãos católicos, a UCM tem por missão: (a) desenvolver e difun-dir o conhecimento científico e a cultura e (b) promover, nos vários domínios do saber, a formação integral de qualidade e permanente de cidadãos e profissionais, comprometidos com a vida e com o desenvolvimento sustentável da sociedade moçambicana, bem como do mundo em geral.

Celebrando Qualidade e Inovação

A visão da UCM baseia-se, essencialmente, na consolidação e reforço da sua posição como centro de excelência, na promoção: (a) de conhecimento e inovação tecnológica, (b) de actividade de investigação científica e (c) de prestação de serviços de extensão e de inter-venção no desenvolvimento económico, ético e social do país, da região e do mundo.

A UCM almeja ser reconhecida como uma universidade de referência nacional, regional e internacional pelo dinamismo, criatividade, qualidade e excelência dos seus cursos, activi-dades de investigação científica e serviços prestados à comunidade.