Um PHP client por um web service REST Json

Com o avanço das aplicações Mobile, as tecnologias REST e JSON estão ganhando mercado a cada dia. Como estas tecnologias são muito recentes, os desenvolvedores ainda não sabem como gerar seus Web Services REST JSON corretamente.

REST é um protocolo de comunicação, baseado no protocolo de hipermídia HTTP. Porém ele não impõe restrições ao formato da mensagem, apenas no comportamento dos componentes envolvidos.

A maior vantagem do protocolo REST é sua flexibilidade. O desenvolvedor pode optar pelo formato mais adequado para as mensagens do sistema de acordo com sua necessidade específica. Os formatos mais comuns são JSON, XML e texto puro, mas em teoria qualquer formato pode ser usado.

Isso nos leva a outra vantagem: quase sempre Web Services que usam REST são mais “leves” e, portanto, mais rápidos.

O problema com o REST pode surgir justamente por causa de suas vantagens. Como a definição do corpo de dados fica totalmente a cargo do desenvolvedor, os problemas de interoperabilidade são mais comuns.

O linguagem PHP ajuda muito porque é um linguagem não tipados e assim nao tem problemas com interoperabilidade.

O codigo é muito simple

$endereço_ws_json = “http://meuservidor.mz/meuwesservice/parametro1/paramentro2/”; $res = json_decode(file_get_contents($endereço_ws_json,true));

Por ver a resposta

print_r($res);