Criar um novo separadores do Utilizador em primavera 8

O Manual de Extensibilidade de Primavera v8.1 nao é explica com bom detalhes como criar  novos separadores do Utilizador  personalizado exemplo para a tabela Cliente.

Novos Campos do Utilizadores

Para adicionar novos campos ao uma tabela de sistema (exemplo clientes) precisa abrir Primavera Administrador e seleccionar a empresa como da imagem.

pri1

Escolher Novo

pri6

Seleccionar Próximo

pri3

Seleccionar Próximo

pri4

Preencher o formulário escolhendo o nome do campo, o tipo e descrição. O nome do tipo deve obrigatoriamente iniciar com CDU_

pri5

O novo campo será visível agora no separador “Campo do Utilizador” da tabela cliente

pri7

Criar um novo Separadores do Utilizador

Os Separadores do Utilizador (SDU) permitem modificar a interface standard de edição e campos do utilizador e associar código VBA à manutenção dos campos do utilizador de qualquer entidade das aplicações.

Depois de definir o primeiro separador do utilizador para uma tabela, o separador standard automático “Campos de Utilizador” , desaparecerá para dar lugar ao  novo separador

Selecione a opção “Separadores do Utilizador” do menu “Ferramentas” do ERP onde pretende criar o separador do utilizador, exemplo tabela cliente

pri8

Será aberto o ambiente de desenvolvimento VBA para o assistir na edição do separador (se não estiver visível a barra de ferramentas PRIMAVERA deve torná-la visível)

pri9pri10

Selecione a entidade para a qual pretende criar o separador. No menu de contexto, selecione “New” (exemplo a entidade “Tabelas – Clientes”).

pri11

Será criado um novo formulário vazio

pri12

Configure as propriedades do separador

pri13

Desenhe o separador, adicionando os campos do utilizador associados à entidade e outros controlos

pri14

Pode, de seguida, introduzir código específico para implementar regras de negócio específicas

pri15

Agora vamos adicionar dois campo um empresa (utilizando o campo CDU_CampoVar1) e tipologia cliente com CDU_TipoCliente

Empresa – CampoVar1

pri16

O textbox tem o mesmo “Name” do campo CDU e por isso não precisa adicionar nenhum codigo no VBA. Sistema gere automaticamente o campo.

Tipologia Cliente – CDU_TipoCliente

O Tipo cliente será um combo box

pri17

Mas tambem precisa adicionar um Textbox CDU_TipoCliente não visível

pri21

Nesta situação precisa gerir o campo com VBA

Primeiro vamos adicionar os valores ao combo box, isso é feito na sub Inicializa

pri18

A abertura do separador

pri22

Precisa agora gerir o combo box

pri23

Grave o projeto VBA e retorne ao ERP PRIMAVERA.

pri20