Sobre o Journal Club

O Journal Club   são encontros educacionais onde uma comunidade académica reunisse regularmente para avaliar e discutir  pesquisas  e atualizações  sobre temas de interesse nas áreas de ciências .

O primeiro Club relatado com uma estrutura semelhante a um Journal club foi em um hospital em Londres (St Bartholomew’s) nos meados de 1800.

Este espaço de  intercambio de informações já vem sido pratica em varias universidades no mundo,  em particular na nossa universidade, tendo ganho uma maior dinâmica neste ano em curso com o envolvimento ativo do Diretor da Faculdade de Ciências de Saúde , Dr. Josefo Ferro.

O nosso Journal club (da UCM- FCS)  abrange temas de interesse nas áreas de ciências de saúde, enfocando nas pesquisas autónomas , artigos científicos, e atualizações (medicina baseada em evidencias). Todos os docentes (parciais, e a tempo  inteiro) desta instituição devem participar  nestas sessões  e o convite para participação está estendido para todos os funcionários de saúde que estiverem interessados em participar.

As secções têm ocorrido quinzenalmente (a maior parte das vezes) e cada pessoa que queira apresentar um tema deve contactar a coordenadora do Journal Club , Dra. Ismênia Todo.

As secções têm  lugar na UCM-FCS , sala 103  , nas quartas-feiras as 15:30 hr, ocorrendo 2 apresentações por sessão , cada apresentação com 15min a 30 min de duração e 10 a 20 minutos de discussão