Journal Club 6 sessao, resumo

Resumo das apresentações :

Tema 1:

·         A Irmã Gloria apresentou o seu projeto de  doutoramento que consiste em um estudo de caso cujo problema de pesquisa é :

.Como é que o método PBL esta a ser usado no curso de Enfermagem na UCM-FCS?.

O estudo de caso é um método de investigação que debruça sobre uma situação especifica, e é um estudo mais qualitativo do que quantitativo.

.A amostra consistira em 12 estudantes do 1 ano do curso de enfermagem e 12 estudantes do 4 ano do curso de enfermagem UCM-FCS. Esta selecção dos dois extremos,i.é, estudantes que entram   primariamente em contacto com o método e estudantes formados com este método será feita intencionalmente para avaliar o grau de resposta e evolução dos estudantes com tempo. Posteriormente a coordenadora do estudo (Irmã Gloria) também ira avaliar o performance dos profissionais formados em PBL no campo de ação (Unidades Sanitárias ) .

Tema 2:
•    Dr. Crescêncio apresentou um estudo feito sobre Câncer da colo do útero na cidade da Beira Moçambique .
•    Este estudo foi feito pelo Dr. Crescêncio , sub supervisão do Dr.Josefo Ferro.
•    O câncer do colo do útero é o segundo tumor maligno mais comum nas mulheres no mundo, e é o primeiro tumor maligno mais frequente nas mulheres em Moçambique .
•    Este estudo foi conduzido na cidade da Beira e tinha como pergunta de pesquisa :
.Quais são as razões para o câncer do colo do útero ser a principal causa da de câncer das mulheres em Moçambique ?.
.Foram efetuadas entrevistas e inquéritos  para todas as mulheres residentes a mais de 5 anos na cidade da Beira e com idade  ≥ 12 anos.
.Como resultados do estudo verificou-se que:
– há falta de informação acerca de câncer do colo do útero, fatores de risco, e manifestação clinica;
-há pouco divulgação nos midia e nas escolas primarias e secundárias acerca do câncer do colo do útero;
-há inicio precoce (12-15 anos de idade) da vida sexual  ;
-há falta de uso regular do preservativo aumentando a exposição ao HPV;
-múltiplos parceiros ;
-há falta de screening para lesões pré cancerígenas nos centros de saúde com material para efetuar Papanicolau ;
•    Recomendações :
– Posteriores estudos sobre associação câncer do colo do útero e HIV;
-Maior envolvimento na divulgação de informações acerca de câncer do colo do útero;
-Integração deste tema no plano educacional das escolas secundárias .