6ª Sessão de Journal Club da FCS

A 6ª Sessão do Journal Club da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) ocorreu no dia 4 de Setembro nas instalações da FCS, onde se discutiram os temas “Formação em enfermagem com o método PBL (Problem Based Learning)”, apresentado pela Irmã Glória, coordenadora de Enfermagem, e ” Estudo sobre o Câncro do Colo do Útero” apresentado pelo Dr. Crescêncio, docente na mesma Faculdade.

A coordenadora apresentou o seu projecto de doutoramento que consiste em um estudo de caso cujo problema de pesquisa é: Como é que o método PBL está a ser usado no curso de Enfermagem na UCM-FCS? O estudo de caso é um método de investigação que debruça sobre uma situação específica, e é um estudo mais qualitativo do que quantitativo.

Sob supervisão do Dr. Josefo Ferro, director da FCS, o Dr. Crescêncio apresentou ” Estudo sobre o Cancro do Colo do Útero”: O tumor maligno mais frequente nas mulheres da cidade da Beira. O câncer do colo do útero é o segundo tumor maligno mais comum nas mulheres do mundo, e é o primeiro tumor maligno mais frequente nas mulheres em Moçambique. Esse estudo foi conduzido na cidade da Beira e tinha como pergunta de pesquisa: Quais são as razões para o câncer do colo do útero ser a principal causa do câncer nas mulheres em Moçambique? Foram efectuadas entrevistas e inquéritos a todas as mulheres residentes há mais de 5 anos na cidade da Beira e com idade maior ou igual a 12 anos. Como resultados do estudo verificou-se que: há falta de informação acerca do cancro do colo do útero, factores de risco e manifestação clínica, entre outros.

Depois das apresentações dos temas, houve o momento de debate com os presentes.

Além dos já mencionados o evento contou com a presença de estudantes de Enfermagem, entre outros convidados e interessados.

FCS-6-sessao-journal-Club-01 FCS-6-sessao-journal-Club-02 FCS-6-sessao-journal-Club-03 FCS-6-sessao-journal-Club-04