1a sessao de Journal Club-2014

No dia 30 de Abril de 2014 deu-se a abertura das sessões do Journal Club na UCM-FCS do ano lectivo 2014.

Para esta primeira sessão tivemos a discussão de um tema que consistiu em um estudo efectuado na cidade da Beira pelos funcionários do CIDI.

Apresentação do tema discutido

Titulo : Prevalência, incidência e determinantes da infecção pelo Vírus Herpes Simplex tipo 2 em mulheres de alto risco de infecção pelo HIV : um estudo prospectivo na Beira, Moçambique

AUTORES
Ivete Meque¹*, Karine Dubé2,3 , Paul J. Feldblum², Archie C.A. Clements4, Arlinda Zango1, Fidelina Cumbe1, Pai Lien Chen2, Josefo J. Ferro1, Janneke H. van de Wijgert5,6
AFILIAÇÕES
1 UniversidadeCatólica de Moçambique (UCM), Centro de Investigação de DoençasInfecciosas Beira (CIDI), Moçambique
2 FHI 360, Clinical Sciences Unit, Durham, North Carolina, USA
3 United States Military HIV Research Program (MHRP), Henry M. Jackson Foundation for the Advancement of Military Medicine, Inc. (HJF), Bethesda, Maryland, USA
4 University of Queensland, Infectious Disease Epidemiology Unit, School of Population Health, Brisbane, Australia
5 Amsterdam Institute for Global Health and Development (AIGHD) and Academic Medical Center of the University of Amsterdam, Amsterdam, The Netherlands
6 University of Liverpool, Institute of Infection and Global Health, Liverpool, United Kingdom
RESUMO
Objectivos:Estimar a prevalência, incidência e determinantes da infecção pelo vírus herpes simplex tipo 2 (HSV-2) e as associações entre o HSV-2 e a infecção incidente do HIV em mulheres de alto risco de infecção pelo HIV na Beira, Moçambique
Métodos: Entre 2009 e 2012, 411 mulheres de 18–35 anos de idade e de alto risco de aquisição do HIV (definido como tendo tido dois ou mais parceiros sexuais no último mês antes do registro ao estudo) foram registradas e seguidas mensalmente por uma ano. Em cada visita de estudo, as mulheres foram aconselhadas, entrevistadas e testadas para anticorpos do HSV-2 e HIV.
Resultados: A prevalência inicial do HSV-2 foi de 60.6% (95% IC: 55.7% – 65.4%). Aumento da idade (OR= 2.94, 95% IC: 1.74 – 4.97, P<0.001 e OR=3.39, 95% IC: 1.58 – 7.29, P=0.002 para as faixas etárias de 21-24 e 25-35 anos respectivamente), baixo nível de educação (OR= 1.81, 95% IC: 1.09 – 3.02, P=0.022), trabalho a tempo inteiro (OR= 8.56, 95% IC: 1.01 – 72.53, P=0.049) e ter practicado sexo oral (OR= 3.02, 95% IC: 1.16 – 7.89, P=0.024) foram fortemente associados com a infecção prevalente do HSV-2. Trinta e uma participantes seroconverteram para HSV-2 (incidência cumulativa de 20.5%; 95% IC: 14.4% – 27.9%) e 22 para HIV durante o período do estudo. A frequência de sexo vaginal com um parceiro ocasional nos últimos 7 dias foi independente e associado com infecção incidente do HSV-2 (aOR=1.91, 95% IC: 1.05–3.47, P=0.034). A serologia inicial positiva do HSV-2 não foi significantemente associada com a seroconversão subsequente ao HIV .
Conclusões: Mulheres jovens com comportamento sexual de alto risco na Beira tiveram alta prevalência e incidência de infecção pelo HSV-2. A intensificação de estratégias primárias de controlo do HSV-2 é urgente e poderá contribuir para a redução de novas infecções pelo HIV e HSV-2.

Principais pontos de discussão na sessão :

  • O que a população considera de comportamentos de riscos e sua repercussão ;
  • Vigilância nas unidades sanitárias : todos os pacientes com HSV 2 são testados para HIV ? Qual a situação do nosso centro de Saúde CSSL;
  • Mensagens a serem disseminadas na comunidade para perceberem que existe uma associação entre HSV2 e HIV;

7 sessao do Journal Club

No dia 18 de Setembro de 2013 ocorreu a 7 sessão de Journal Club.

Os temas apresentados foram :

Tema 1: Estudo sobre Tuberculose no Hospital Central da Beira relativo ao ano 2007.
Oradora: Dra. Jannet

Em Moçambique ocorrem anualmente cerca de 409 casos novos de tuberculose/ 100.000 pessoas, sendo a taxa de Multiple Drug Resiistence (MDR) de 3.5 %.

Grande parte dos casos de suspeita de tuberculose internados nas enfermarias de medicina os pacientes tem co-infecção com HIV, tornando o quadro de tuberculose mais atípico , culminando com retardo no diagnostico e inicio de tratamento.

O estudo consistiu em um estudo descritivo com objectivo de  avaliar se os médicos seguiam as recomendações propostas pela OMS(2007) para o manuseio de casos deTuberculose, tendo como grupo alvo os pacientes internados nas enfermarias de medicina do Hospital Central da Beira (HCB).

Tipo de estudo : transversal.

Amostra : 234 pacientes com suspeita de tuberculose.

Resultados do estudo:

  • Mais de 60% dos pacientes suspeitos de terem tuberculose nao foram feitos BK;
  • Dos pacientes que fizeram BK apenas um quarto deles recebeu os resultados( problemas de retorno dos resultados do laboratório para enfermarias);
  • Dos casos suspeitos apenas 64.1 fez Rx;
  • Dos casos BK + apenas 75 % receberam tratamento de tuberculose;
  • Ausência de cumprimento rigoroso das recomendações da OMS para o diagnostico e inicio de tratamento de tuberculose.

 
Tema 2: Analise de artigo : Terapia Intermitente Profilática com Fansidar em crianças. Estudo feito no Centro de Investigacao de Manhica .
Orador: Dr. Mehol

A malária ‘e responsável por 781.000 mortes/ano no mundo, sendo 90% dos casos na África Sub- Sahariana e sendo as crianças as mais afetadas .
Nesta sessao foi apresentado e discutido os achados do estudo feito no Centro de investigacao de Manhica.

O estudo tinha como objectivo avaliar o impacto de TIP-Fansidar na resposta de anticorpos contra antígenos eritrócitos do plasmodio falciparum em Moçambique.

A intervenção consistiu em administrar o Fansidar a crianças com 2 meses, 3 meses e 9 meses, posterior controle de parasitemia e nível de imunoglobulinaG depois de 12 a 24 meses.

Tipo de estudo: estudo de campo controlado randomizado, duplo cego.

Amostra:302 crianças

Conclusões:

  • A administração de Fansidar profilático não afectou negativamente na produção de IgG
  • A administração de Fansidar profilático facilita o desenvolvimento de imunidade protetora contra a malária principalmente no primeiro ano de vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

Journal Club 6 sessao, resumo

Resumo das apresentações :

Tema 1:

·         A Irmã Gloria apresentou o seu projeto de  doutoramento que consiste em um estudo de caso cujo problema de pesquisa é :

.Como é que o método PBL esta a ser usado no curso de Enfermagem na UCM-FCS?.

O estudo de caso é um método de investigação que debruça sobre uma situação especifica, e é um estudo mais qualitativo do que quantitativo.

.A amostra consistira em 12 estudantes do 1 ano do curso de enfermagem e 12 estudantes do 4 ano do curso de enfermagem UCM-FCS. Esta selecção dos dois extremos,i.é, estudantes que entram   primariamente em contacto com o método e estudantes formados com este método será feita intencionalmente para avaliar o grau de resposta e evolução dos estudantes com tempo. Posteriormente a coordenadora do estudo (Irmã Gloria) também ira avaliar o performance dos profissionais formados em PBL no campo de ação (Unidades Sanitárias ) .

Tema 2:
•    Dr. Crescêncio apresentou um estudo feito sobre Câncer da colo do útero na cidade da Beira Moçambique .
•    Este estudo foi feito pelo Dr. Crescêncio , sub supervisão do Dr.Josefo Ferro.
•    O câncer do colo do útero é o segundo tumor maligno mais comum nas mulheres no mundo, e é o primeiro tumor maligno mais frequente nas mulheres em Moçambique .
•    Este estudo foi conduzido na cidade da Beira e tinha como pergunta de pesquisa :
.Quais são as razões para o câncer do colo do útero ser a principal causa da de câncer das mulheres em Moçambique ?.
.Foram efetuadas entrevistas e inquéritos  para todas as mulheres residentes a mais de 5 anos na cidade da Beira e com idade  ≥ 12 anos.
.Como resultados do estudo verificou-se que:
– há falta de informação acerca de câncer do colo do útero, fatores de risco, e manifestação clinica;
-há pouco divulgação nos midia e nas escolas primarias e secundárias acerca do câncer do colo do útero;
-há inicio precoce (12-15 anos de idade) da vida sexual  ;
-há falta de uso regular do preservativo aumentando a exposição ao HPV;
-múltiplos parceiros ;
-há falta de screening para lesões pré cancerígenas nos centros de saúde com material para efetuar Papanicolau ;
•    Recomendações :
– Posteriores estudos sobre associação câncer do colo do útero e HIV;
-Maior envolvimento na divulgação de informações acerca de câncer do colo do útero;
-Integração deste tema no plano educacional das escolas secundárias .

6ª Sessão de Journal Club da FCS

A 6ª Sessão do Journal Club da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) ocorreu no dia 4 de Setembro nas instalações da FCS, onde se discutiram os temas “Formação em enfermagem com o método PBL (Problem Based Learning)”, apresentado pela Irmã Glória, coordenadora de Enfermagem, e ” Estudo sobre o Câncro do Colo do Útero” apresentado pelo Dr. Crescêncio, docente na mesma Faculdade.

A coordenadora apresentou o seu projecto de doutoramento que consiste em um estudo de caso cujo problema de pesquisa é: Como é que o método PBL está a ser usado no curso de Enfermagem na UCM-FCS? O estudo de caso é um método de investigação que debruça sobre uma situação específica, e é um estudo mais qualitativo do que quantitativo.

Sob supervisão do Dr. Josefo Ferro, director da FCS, o Dr. Crescêncio apresentou ” Estudo sobre o Cancro do Colo do Útero”: O tumor maligno mais frequente nas mulheres da cidade da Beira. O câncer do colo do útero é o segundo tumor maligno mais comum nas mulheres do mundo, e é o primeiro tumor maligno mais frequente nas mulheres em Moçambique. Esse estudo foi conduzido na cidade da Beira e tinha como pergunta de pesquisa: Quais são as razões para o câncer do colo do útero ser a principal causa do câncer nas mulheres em Moçambique? Foram efectuadas entrevistas e inquéritos a todas as mulheres residentes há mais de 5 anos na cidade da Beira e com idade maior ou igual a 12 anos. Como resultados do estudo verificou-se que: há falta de informação acerca do cancro do colo do útero, factores de risco e manifestação clínica, entre outros.

Depois das apresentações dos temas, houve o momento de debate com os presentes.

Além dos já mencionados o evento contou com a presença de estudantes de Enfermagem, entre outros convidados e interessados.

FCS-6-sessao-journal-Club-01 FCS-6-sessao-journal-Club-02 FCS-6-sessao-journal-Club-03 FCS-6-sessao-journal-Club-04

Convocatoria Journal Club 6a sessao

A Direcção da Faculdade de Ciências de Saúde (FCS), vem por este meio convidar a todos docentes, estudantes e os interessados para participar na  6ª sessão do Journal Club do ano 2013.

Data: 04 de Setembro 2013.

Horas: 15 h e 30 min às 16h e 30 min.

Local: FCS – Sala 103 – 1º Andar.

 

Tema 1: Apresentação de tema de doutoramento : Formação em enfermagem com o método – PBL (Problem Based Learning) na UCM-FCS.

Tema 2: Estudo sobre o Cancro do Colo do Útero: O tumor maligno mais frequente nas mulheres da cidade da Beira.

NB 1: As sessões são publicas para toda a comunidade académica e externa, assim como para todos os interessados.

NB 2: Os temas têm a duração aproximada de 30 minutos: 20 de apresentação e 10 de discussão. Os slides não devem ter animações.