CED-UCM – NA BEIRA – Engaja-se na Promoção da Educação

O Centro de Ensino à Distância (CED) da Universidade Católica de Moçambique (UCM), entregou no passado dia 12 de Maio de 2017,um lote de material didáctico composto por 10 computadores à Escola Nossa Senhora da Paz, sedeada em Inhamízua, arredores da cidade da Beira, o qual visava responder ao pedido de apoio em material didático, solicitado pelo Pároco e pela direcção daquela escola do ensino.

CED-UCM-NA-BEIRA-Engaja-se-na-Promocao-da-Educacao-03

Ao chegar, houve calorosa recepção pelo Pároco, Pe. Manuel Machate e pelo director da escola, Francísco Manda Bizeque, com os quais se teve alguns momentos de conversa cujas atenções giravam em torno da qualidade do ensino de ontem e de hoje.

Na ocasião, o director da escola, com larga experiência no ramo da educação, disse que a Escola comporta o universo de 325 alunos, lecionando da 1a a 12a classe e se sentia feliz porque grosso número dos que frequentam a 1a classe, já sabiam ler.

CED-UCM-NA-BEIRA-Engaja-se-na-Promocao-da-Educacao-01

Tomando a palavra, o Pe. Manuel Machate disse que pela sua experiência, o fraco domínio de leitura que os estudantes apresentam, tem a ver com a questão de base, isto é, abolição do ditado, composição, no ensino primário, e vincou que é de extrema importância rever a situação dado facto que a tarefa de educar não se restringe a Escola, pois, ela é o dever de todos nós.

Foi com base nestes termos que o director adjunto pedagógico do CED, Dr. Heitor Simão Mafanela Simão, em representação do director do CED, disse que a Instituição ficou satisfeita ao receber o pedido tendo em conta que a mesma engaja-se na promoção de ensino e aprendizagem, partindo da base. Razão pela qual o Centro de Ensino á Distância, resolveu partilhar os seus recursos, disponibilizando dez computadores para materialização deste propósito.

O director da escola mostrou-se satisfeito com o gesto que a UCM acaba de fazer, e agradeceu dizendo que as Universidades e Escolas têm como missão formar, e a qualidade dos estudantes envolve custos, bens materiais, bom ambiente e satisfação dos professores.

CED-UCM-NA-BEIRA-Engaja-se-na-Promocao-da-Educacao-02

Com a intenção de tornar indelével o gesto, a direcção da escola se comprometeu em redigir uma carta de agradecimento que será assinada, e depois enviada a UCM para que fique arquivada.

Terminando, garantiu que os computadores seriam bem conservados e usados para o bem dos estudantes. E disse que se sentiriam felizes se pudessem receber visitas da instituição para participação nas aulas.

A comitiva que se fez à Escola Nossa Senhora da Paz, era composta pelo Dr. Jordão António Cardoso, Administrador do CED, Dr. Heitor Simão Mafanela Simão, Director Adjunto Pedagógico do CED, Dra. Paula Francisco Mugirima, Coordenadora de Relações Pública, Dr. Amílcar Marroquim Júnior, Coordenador de I.T, Lucas Lino Mubango, Assistente de Relações Públicas e Dércio W. João Carlos, Pessoal de Apoio